RODRIGO TEIXEIRA • MÚSICO

Em 2012, Rodrigo Teixeira completou 25 anos de carreira como músico profissional. A trajetória começou no dia 16 de novembro de 1987, quando acompanhou o seu professor de violão, o compositor Carlos Colman, no show Na Corda Bamba, que contava ainda com a banda Olho de Gato. O evento aconteceu em um circo montado no antigo Horto Florestal.

Depois deste primeiro cachê, o envolvimento com a música não parou mais. Desde então, atuou ao lado da maioria dos compositores e cantores de Mato Grosso do Sul, como Paulo Simões, Guilherme Rondon, Maria Cláudia & Marcos Mendes, Geraldo Espíndola, Lenilde Ramos, Filho dos Livres, Simona…

Entre 1989 e 1990, integrou o grupo Olho de Gato, pioneiro no pop rock sul-mato-grossense. Logo depois se lançou em carreira solo, sendo acompanhado pelos ex-parceiros de banda, o baterista Fernando Bola e o baixista Pedro Ortale. Em 1991, regressou a faculdade de Jornalismo em São Paulo e acabou participando do grupo de rock Fenícios. Com esta banda, se apresentou em casas históricas do circuito paulistano, como Aeroanta, Victória Pub, Garage Rock e Sub-Clube do Colúmbia, além de ter aberto o show ‘Titanomaquia’, dos Titãs, em junho de 1994, no ginásio municipal de Mogi das Cruzes.

Os shows acústicos e com parceiros já são realidade desde março de 1993, quando fez o concerto A3 com Orlando da Gaita e Rodrigo Sater. Hoje integra o trio Hermanos Irmãos, ao lado de Jerry Espíndola e Márcio De Camillo. O grupo já realizou dois circuitos universitários pelos campus da UFMS em 2011 e 2012, com a participação de ícones da música de MS, como Tetê Espíndola, Dino Rocha, Beth e Betinha, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e a cantora Delinha. O trio já realizou mais de 30 shows e seus vídeos já contam com mais de 15 mil acessos no YouTube. Após lançar o primeiro disco em 2011 – Hermanos Irmãos ao vivo -, o grupo prepara atualmente o segundo álbum, desta vez com a produção da gravadora Kamikaze Records, sediada em Assunção (PY) e comandada pelo produtor e arranjador Willy Suchar.

Em 1998, Rodrigo Teixeira lançou o primeiro disco solo: Sambone! Depois vieram Polck (2003), Mandioca Loca (2009) e Hermanos Irmãos Ao Vivo (2011). Ao lado de Alzira Espíndola integrou o disco GerAções e também participou do CD coletivo produzido por Geraldo Roca em 2005: Novidade Nativa.

Já participou dos principais eventos do estado, como Temporadas Populares (abertura Pato Fu/Rodrigo Teixeira solo/2002), Festival América do Sul (Mandioca Loca/2007), Festival de Inverno de Bonito (Rodrigo Teixeira solo/2004) e MS Canta Brasil (abertura Lulu Santos/Mandioca Loca/2010 e abertura Rita Lee/Hermanos Irmãos/2011).

Em 2002 e 2003,  integrou o show Conexão Pantanal, realizado na casa de jazz Mistura Fina (Rio de Janeiro), Teatro Crowne Plaza e Centro Cultural Vergueiro (São Paulo) com os compositores Jerry Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon. Participaram como convidados, Ney Matogrosso, Danilo Caymmi e  Paulo Moska.

A aproximação com artistas de Assunção, no Paraguai, veio a partir de dezembro de 2004, quando tocou no Festival Gira Pallermo. Depois disso voltou mais quatro vezes ao Paraguai. Se apresentou nas embaixadas do Brasil e Argentina, foi entrevistado em programas de rádio, como do comunicador Beto Barsotti, além de desenvolver um trabalho musical com os amigos Willy Suchar e Rolando Chaparro.

É autor do livro Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de MS, com tiragem de mil exemplares esgotada e mais de 2 mil downloads no site Overmundo. Comanda a Matula TV! – com mais de 60 mil acessos – e o blog Matula Cultural – ambos para divulgar a cultura de MS na rede mundial.

Atualmente está escolhendo repértório para um novo disco, o terceiro solo da carreira!

CONTATO _ teixeira.rodtex@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s